Cuidar de flores - Orquídeas e Hortência

Com o começo do novo ano temos sempre vontade de começar algo novo, mas desta vez não esperei pelo começo do ano 👍
Pois é, antes do ano acabar, decidi arranjar as minhas flores. Estamos no inverno e muitas das plantas que temos precisar de podas, de mudar de vasos ou apenas de um carinho especial.

A minha Hortência estava num pobre estado toda seca e queimada do frio. Cortei todos os ramos secos e folhas velhas e só deixei galhos novos e com rebentinhos.


ANTES
DEPOIS
Rebentos Novos

As minhas Orquídeas também já não estavam em bom estado. A minha orquídea phalaenopsis, se como eu não sabem as quais são não estranhem, quando a comprei o que me referiram foi "orquídea de casa" -  são as orquídeas mais comuns com as folhas pequenas, largas e carnudas. Estas orquídeas não utilizam terra propriamente dita, daí ser importante comprar terra específica para elas. Como podem ver na foto as raízes soltaram-se completamente do substrato.






Quando comprei esta orquídea ela esteve com uma haste com flores, duraram 4 meses, eu não cortei aquela haste e no ano seguinte rebentou a meio da haste e deu mais 3 flores - a haste depois secou. O ano passado não deu flor. Este ano espero que a mudança do substrato ela recupere a força e dê umas bonitas flores. 
Se der flor eu depois coloco aqui uma fotografia 😉

Agora a planta que mais trabalho me deu, a "orquídea de rua", pelos vistos uma Cymbidium. Olhem como a coitada estava:

Retirei todas as ervas daninhas e lá pelo meio apanhei um susto de morte - era a casa de um gafanhoto (como está muito frio nem sequer se mexia). Ficou assim:
Após retirar argila expandida, tive muita dificuldade em retirar a orquídea dentro deste vaso, ela estava com muitas raízes e tudo muito compacto. Molhei, bati, puxei e após muito tempo lá consegui tirar a orquídea do vaso. A orquídea estava completamente cheia de raízes das ervas daninhas, tive que limpar tudo muito bem.

Depois dividi a orquídea em três e replantei-as em três vasos diferentes, mas dentro de um vaso mais pequeno - estas orquídeas gostam muito de ter as raízes apertadas. Também me deram dica que assim elas floriam mais. Ficaramassim os vasos:




Quando a Primavera chegar mostro umas fotos para verem como elas ficaram.

Agora é dar-lhes tempo, água (de vez em quando) e paciência para as ver crescer 💚

Smile More!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas