Germinar semente abacate

Olá, Olá


Quem não gosta de abacate?????

Em Portugal deve ser muita gente mas este fruto está com cada vez mais adeptos.
Aqui por casa costumamos consumir abacate o ano todo em guacamole, no pequeno almoço e em saladas. Acho que ainda nunca fiz nenhum doce com ele.

Este fruto tem a sua origem no México/ América central e atualmente é considerado um fruto muito completo e muito bom para a saúde (irei fazer um post posteriormente com essa informação).

O meu tio tem uma árvore enorme que dá abacates maravilhosos e eu estou sempre a pedir, sempre se consegue poupar uns trocos (esta fruta não é propriamente barata) - ele tem a variedade que usualmente se chama pêra abacate, tem uma pele lisa e fina, cor verde e tem a forma de uma pêra - variedade Fuerte. No supermercado é normal eu comprar a variedade Hass tem cor escura, a pele rija e escura e também é muito saboroso - é o que consumimos mais, pois é o que mais existe à venda. Nos meses em que é mais difícil o abacate chegar a Portugal também temos a variedade Reed, normalmente são mais pequenos e redondos, pele lisa, cor verde e, cá em casa não achamos este abacate tão saboroso como os outros.

Hoje não tenho aqui as três variedades, pois a árvore do meu tio já não tem fruto. O abacate da esquerda é o Reed e o outro é o Hass.

Como começar? Depois de comer o abate colocar num recipiente cheio de água durante um dia para ajudar amolecer a casca castanha. Depois retirar a casca castanha ficando totalmente pelado. Vamos agora espetar três palitos. Parece estranho, não é?

 
   

É para depois conseguirmos colocar a semente meio dentro de água, meio fora/meio dentro de água, num frasco que reaproveitamos de mostarda, doce ou o que tiverem à mão.



Agora só temos que esperar, esperar e esperar... E enquanto esperamos temos que mudar a água dos nossos frascos de 2-3 dias. Sim leva muito, muito tempo.



Para terem uma ideia, coloquei duas sementes dentro de água no mesmo dia - a primeira até começar a nascer a pequena raiz levou um mês e meio e a segunda mais de dois meses. 

Assim que tiver as primeiras folhas verdes irei mostrar-vos como está o seu desenvolvimento e como o irei transplantar para um vaso. 

Smile more!!!

Comentários

Postagens mais visitadas